quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Jogos Históricos: Botafogo conquista seu 10º Carioca

Neste domingo (7), tem o clássico vovô direto da Arena Pernambuco. O jogo é decisivo, pois após o empate do Coritiba com o Flamengo, o vencedor da partida pode assumir a liderança do Brasileirão, caso o Vitória (BA) não derrote o Goiás.
Entretanto, jogos decisivos não são raridade neste clássico. Como o Botafogo é o mandante da partida, a coluna Jogos Históricos, irá relembra de um verdadeiro esquadrão Alvinegro que foi Campeão Carioca em 1957 goleando impiedosamente o Tricolor das Laranjeiras.
Em 2013, o Glorioso conquistou seu vigésimo título Carioca em cima do próprio Fluminense. E parece que o Alvinegro gosta de conquistar títulos com números redondos em cima do adversário. Há 56 anos, o Botafogo conquistava seu décimo Campeonato Estadual.
E o Glorioso mostrou ao que veio logo aos três minutos. Didi cruzou da direita e Paulinho Valentim desviou para fazer 1 a 0. O Fluminense tentava jogar, mas o Botafogo marcava forte e quando tinha a bola nos pés, um camisa sete do Alvinegro levava a defesa Tricolor a loucura. Garrincha simplesmente desfilava seu grande futebol no Maracanã.
Com total domínio do jogo, o Alvinegro fez 2 a 0 aos 35 minutos. E a jogada saiu dos pés de Garrincha. O Anjo das pernas tortas avançou pela direita, cruzou no segundo pau para Paulinho Valentim que de joelho, fez o seu segundo gol. E Paulinho Valentim estava impossível. Nílton Santos cruzou da esquerda e o atacante marcou de bicicleta e levou o Glorioso com a vantagem de 3 a 0 para o intervalo.
Na volta do intervalo, o Tricolor diminuiu o placar aos cinco minutos. Após bate rebate na área, Escurinho marcou de cabeça. Mas, Paulinho Valentim estava impossível. Três minutos depois ele deu dois dribles no zagueiro Pinheiro, deixou o defensor sentado e chutou para o gol sem dar chances para o lendário Castilho.
Paulinho Valentim era o grande nome da partida, mas faltava o dele. Aos 12 minutos, Garrincha passou por dois marcadores, invadiu a área e bateu cruzado para fazer 5 a 1. Aos 23 minutos, a dupla Garrincha e Paulinho Valentim novamente entrou em ação. O Anjo das pernas tortas avançou pela direita, passou por dois marcadores como se fossem cones e tocou para o artilheiro do dia marcar o seu quinto gol na decisão.
Aos 30 minutos, Waldo marcou o segundo do Tricolor, mas a festa já estava acontecendo. Com um impiedoso 6 a 2, o Botafogo ganhava seu décimo título Carioca goleando o Fluminense.
A partida
Botafogo 6 x 2 Fluminense – Final do Campeonato Carioca – 22/12/1957

Estádio Maracanã (Rio de Janeiro – RJ)
Árbitro: Alberto da Gama Malcher

Botafogo: Adalberto; Beto e Thomé; Servílio, Pampolini e Nílton Santos; Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, Édson e Quarentinha. Técnico: João Saldanha.
Fluminense: Castilho; Cacá e Pinheiro; Clóvis, Jair Santana e Altair; Telê, Jair Francisco, Waldo, Róbson e Escurinho. Técnico: Sylvio Pirillo.
Gols: Paulinho Valentim, 3′/1ºT (1–0); Paulinho Valentim, 35′/1ºT (2–0); Paulinho Valentim, 42′/1ºT (3–0); Escurinho, 5’/2ºT (3–1); Paulinho Valentim, 8′/2ºT (4–1); Garrincha, 12′/2ºT (5–1); Paulinho Valentim, 23′/2ºT (6-1); Waldo, 30′/2ºT (6–2);
Público: 99.465 presentes (89.100 pagantes).
Renda: Cr$ 3.267.639,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário