quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Revista britânica reconhece: Grenal é um dos maiores clássicos do mundo

Saiu a nova edição da revista FourFourTwo, uma das principais do mundo da bola e da qual sou correspondente no Brasil desde 2010, com muita alegria. Por um loooooongo mês discutimos os maiores clássicos que existem, tentando dar peso à atmosfera do estádio, aos jogadores, às tradições e por aí vai. No resultado final, o nosso amplo júri reconheceu: o Gre-Nal é um dos dez maiores neste planeta.
Não é pouco: trata-se de um reconhecimento internacional raro ao tamanho do clássico gaúcho. Ao lado do Gre-Nal, fazem parte da lista final o Lazio x Roma, Nacional x Peñarol, Real Madrid x Barcelona, Borussia Dortmund x Schalke 04, Fenerbahce x Galatasaray, Celtic x Rangers, Boca Juniors x River Plate, Al-Ahly x Zamalek e Liverpool x Manchester United. 
A FourFourTwo, que completou 20 anos há poucos meses, já tinha tratado longamente em suas páginas do Fla-Flu e de Corinthians x Palmeiras. Desde o início da montagem dessa reportagem, defendi o Gre-Nal como maior clássico do Brasil porque é essa também a opinião de muitos jogadores e treinadores. No texto, advogo que o clássico é gigante porque no Rio Grande do Sul é impossível ser neutro.
Somados todos os nossos critérios, o Gre-Nal ficou em sétimo lugar, com 54 pontos entre 80 possíveis. A lista é encabeçada pelo clássico argentino, com 65 pontos. Em seguida aparecem Barça x Real (62), Nacional x Peñarol (59), Liverpool x Manchester United (58), Celtic x Rangers (56), Fenerbahce x Galatasaray (56), o Gre-Nal, Lazio x Roma (54), Borussia Dortmund x Schalke (51) e Al-Ahly x Zamalek (49).  
Os leitores mais vorazes podem buscar a versão online da revista.
Aproveito aqui para mandar um abraço aos comentaristas do post de ontem sobre Luiz Felipe Scolari ter enlouquecido. Me diverti muito com os argumentos em contrário, em especial os que me viam como alguém que não entende o significado do Gre-Nal. Esse texto da FourFourTwo eu dedico a vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário